A pré-aprovação do Crédito à Habitação tem benefício. Saiba quais
O que é a pré-aprovação do Crédito Habitação?
O processo de Crédito Habitação é, regra geral, bastante burocrático e demorado, envolvendo várias etapas. Pois bem, uma das melhores maneiras de o agilizar é, antes de qualquer outra coisa, pedir uma pré-aprovação do financiamento a uma instituição bancária.
No fundo, trata-se de uma resposta mais imediata por parte do banco, sustentada na análise a uma série de dados económicos básicos. O objetivo é, portanto, perceber se a pessoa em questão preenche, ou não, os requisitos necessários para a concessão de um empréstimo. Ainda que não seja vinculativa — a entidade não fica obrigada a conceder o financiamento —, este passo traz inúmeras vantagens.
Vantagens de ter um Crédito Habitação pré-aprovado
A pré-aprovação do Crédito Habitação oferece alguns benefícios a quem quer comprar casa:
Facilita o processo de pesquisa
Com a pré-aprovação fornecida pelo banco, perceberá melhor qual o valor máximo que pode oferecer por um imóvel. Desse modo, tendo em conta este intervalo de preços mais realista, evitará perder tempo e esforço com opções que estão fora do orçamento delimitado.
Esta será, pois, uma ótima ajuda no momento de filtrar a sua pesquisa, adequando-a à sua realidade financeira. Tendo esta informação por base, poderá assim reequacionar alguns critérios, como a localização, a tipologia, o tamanho ou os acabamentos do imóvel.
Evitar perder a casa de sonho
No mercado imobiliário, as grandes oportunidades podem aparecer e desaparecer num ápice. Imagine, então, que encontra a casa ideal, dá início ao pedido de aprovação do crédito e fica à espera de resposta. Infelizmente, é possível que, nesse período, o negócio seja feito com outro interessado que reúna as condições para avançar de imediato.
Uma das formas de evitar esta frustração é, precisamente, a pré-aprovação do Crédito Habitação. Os proprietários e agentes imobiliários costumam dar preferência a quem já tem esta resposta prévia por parte do banco. Além disso, toda a subsequente fase de negociação torna-se mais ágil, até porque o montante a aprovar está, à partida, pré-definido.
Do que precisa para solicitar a pré-aprovação?
Para que lhe seja concedida uma pré-aprovação do empréstimo, as entidades bancárias que escolher terão de analisar alguns dados. Em linhas gerais, para diminuir o risco, o banco precisará de avaliar a sua estabilidade financeira, a sua situação profissional e a taxa de esforço associada ao empréstimo.
Para isso, será, então, necessário apresentar alguns documentos, a saber:
- Documento de identificação autorizado;
- Comprovativo de morada;
- Declaração de vínculo contratual, emitida pela sua entidade patronal;
- Recibos de vencimento dos últimos três meses, se for trabalhador por conta de outrem;
- Recibos verdes dos últimos seis meses, para o caso de ser trabalhador por conta própria;
- Declaração de início de atividade, quando aplicável;
- Última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação;
- Extratos bancários dos últimos três meses;
- Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal.
Para facilitar todo o processo, recorra à ajuda de um intermediário de crédito. A Twinkloo é certamente o parceiro ideal nesta fase.
Contacte-nos!