A taxa de esforço no Crédito Habitação: tudo o que precisa de saber
Esclareça todas as questões e garanta uma vida financeira saudável
Se este é o seu caso e vai recorrer ao Crédito Habitação, este conceito vai cruzar-se consigo, mais cedo ou mais tarde. Por isso, o melhor é estar prevenido e saber com o que conta.
O que é a taxa de esforço?
A taxa de esforço é, no fundo, o cálculo que vai permitir perceber qual a percentagem do seu rendimento mensal que vai ser utilizada para fazer face aos seus compromissos financeiros. Assim, consegue perceber que rendimento fica disponível para as despesas do dia a dia, depois de pagar as obrigações com a totalidade dos créditos.
A conta é fácil de fazer:
Encargos financeiros
————————————————- x 100 = Taxa de esforço
Rendimento líquido total do agregado
Estando em causa a taxa de esforço no Crédito Habitação, o valor que vai resultar deste cálculo será a percentagem que os encargos financeiros vão representar no valor total do seu rendimento.
Assim, para o caso concreto de uma família que tem um rendimento líquido de 2.000 euros por mês e pretende contrair um Crédito Habitação que terá uma prestação de 800 euros mensais:
€800
————– x 100 = 40%
€2.000
Tendo em conta este exemplo, será 40% uma percentagem demasiado arriscada?
Os limites à taxa de esforço no Crédito Habitação
Olhando para os limites introduzidos à concessão de crédito pelo Banco de Portugal, resulta que este valor está abaixo dos 50% impostos para o chamado DSTI – debt service-to-income. Mas, numa consulta aos bancos, a resposta pode ser mais conservadora e não ser concedido crédito se o cálculo da taxa de esforço ultrapassar valores entre os 30% ou 40%.
Por fim, para mais informação sobre Crédito Habitação visite o site do Banco de Portugal.
Fale agora com a Twinkloo e fique a saber como garantir um crédito à sua medida.