Saiba quanto e quando irá pagar ao solicitar um Crédito Habitação
Assim, se pretende avançar com esta operação, conte com um conjunto de encargos associados à entidade bancária que escolher.
Comissões:
Comissão de Abertura
Comissão de abertura, comissão de dossier ou comissão de estudo significa o mesmo, esta corresponde aos custos de preparação e de análise do crédito. Tenha atenção, pode ter que pagar esta comissão mesmo que o crédito não lhe seja aprovado.
Varia de banco para banco, independentemente do valor de financiamento.
Comissão de Avaliação
A avaliação do imóvel é uma etapa obrigatória, por norma, esta é realizada pelo banco através de um avaliador externo. O custo fica a cargo do cliente e varia também de entidade para entidade, em média ronda os 200€ a 250€.
Comissão de Solicitadoria
Nem todos os bancos cobram este serviço, está relacionado com o tratamento da documentação recebida e formalização posterior.
Comissão de Formalização
O valor desta comissão é pago no momento da formalização do contrato de crédito, diz respeito aos gastos administrativos e burocráticos incorridos pela entidade bancária.
Ao contrário da comissão de abertura, esta comissão só é paga caso o crédito seja efetivamente formalizado.
Concluindo,
Na compra de habitação própria permanente o financiamento máximo por norma é de 90%, no entanto, para além da entrada de 10% com capital próprio, terá outros custos ao longo de todo o processo.
Por isso, tenha atenção às diferentes comissões iniciais cobradas pelas entidades bancárias, podem variar em largas centenas de euros, e como sabemos tudo conta para a poupança final!
Por fim, para mais informação sobre Crédito Habitação visite o site do Banco de Portugal.
Fale agora com a Twinkloo e fique a saber como garantir um crédito à sua medida.