Pedir um crédito pessoal numa loja é mais barato do que num banco?

Pedir um crédito pessoal numa loja: 3 cuidados a não esquecer

São muitas as lojas abertas ao público que oferecem soluções de financiamento para os clientes que querem comprar produtos nos seus espaços, mas não dispõem, no momento, do montante necessário para concretizar a compra a pronto pagamento. No entanto, pedir um crédito pessoal numa loja será mais barato do que contratá-lo diretamente num balcão de um banco?

Não é preciso ir ao balcão de um banco para ter acesso ou pedir um crédito pessoal. Seja numa agência de viagens, numa loja de mobiliário e decoração, num stand de automóveis ou numa loja de eletrodomésticos, o crédito pessoal está cada vez mais acessível nos pontos de venda. Mas serão estas soluções mais baratas e vantajosas comparativamente ao crédito pessoal contratado diretamente junto dos bancos? A resposta é: depende das situações.

Um ponto importante que os consumidores devem ter sempre presente é que quando recorrem a um empréstimo num estabelecimento comercial para comprar um eletrodoméstico ou um outro bem, estão na verdade, a recorrer a um intermediário de crédito. Ou seja, não é a loja que vai emprestar-lhe diretamente o montante necessário para as suas compras, dado que os intermediários de crédito não podem conceder financiamento. Ao invés, as lojas tratam do processo de concessão de crédito junto das instituições financeiras com quem têm contratos de intermediação.


A grande vantagem de pedir um crédito pessoal diretamente numa loja é a rapidez e a comodidade de todo o processo: em poucos passos e de forma célere é possível tratar do financiamento e concretizar a compra de determinado bem ou serviço. Além disso, como as lojas obtêm uma comissão por parte da instituição de crédito pelos empréstimos concedidos, algumas podem prever descontos nos produtos que sejam adquiridos com o recurso ao crédito. Quando isso acontece, há uma vantagem financeira para os consumidores. Mas, apesar dos benefícios associados, é importante não saltar algumas etapas importantes no processo de avaliação de uma proposta de crédito. Eis alguns conselhos a ter em conta quando pedir um crédito pessoal numa loja:

  1. Confirme que o intermediário de crédito está autorizado pelo Banco de Portugal
  2. Certifique-se que a entidade que está a propor-lhe um crédito pessoal tem a autorização do Banco de Portugal para atuar como intermediária de crédito (habitualmente a título acessório). Para isso deverá consultar a lista de entidades habilitadas a atuar como intermediários de crédito e a lista de instituições de crédito, sociedades financeiras, instituições de pagamento e instituições de moeda eletrónica que prestam serviços de intermediação de crédito ou de consultoria. Se o nome da entidade não constar numa destas duas listas do Banco de Portugal, significa que não pode atuar como intermediário de crédito.

  3. Tome nota às informações que devem ser prestadas
  4. Os intermediários de crédito estão obrigados a disponibilizar um conjunto de informações aos consumidores sobre a sua atividade e indicar as instituições de crédito com quem trabalham. Deverão ainda fornecer a ficha de informação normalizada de crédito, bem como a informação pré-contratual sobre o serviço de intermediação de crédito.

  5. Compare as condições do crédito com outras propostas
  6. Utilize a TAEG (taxa anual de encargos efetiva global) e o MTIC (montante total imputado ao consumidor) para comparar os custos do crédito que estão a propor-lhe numa loja com outras soluções de crédito pessoal. Só assim conseguirá perceber se o empréstimo realizado numa loja é (ou não) mais vantajoso.

    O Banco de Portugal recomenda ainda aos consumidores avaliarem se as propostas de crédito preveem a aquisição de outros produtos. Nestas situações, o spread oferecido até pode ser mais reduzido, mas a contratação de outros produtos poderá representar mais custos.

Se tem dúvidas sobre este tema, contacte-nos. Na Twinkloo podemos ajudá-lo a fazer as contas e a encontrar a solução de crédito pessoal mais adequada para o seu caso. Utilize o nosso simulador.

imagem de telefone LIGUEM-ME
GRÁTIS