O que saber antes de comprar casa? Responda a estas 5 questões

5 perguntas e respostas com o que deve saber antes de comprar casa

A compra de uma casa é uma decisão que deve ser sempre bem ponderada. Tendo em conta o atual contexto, pautado por fortes subidas das taxas de juro, preparámos um guia com perguntas e respostas sobre o que deve saber antes de comprar uma casa. O objetivo é ajudá-lo a identificar os principais aspetos a analisar para tomar a melhor decisão financeira.

Apesar do contexto económico atual ser desafiante, tal não significa necessariamente que este seja um mau timing para adquirir uma habitação. Exige, isso sim, uma maior prudência na gestão dos orçamentos familiares e uma maior ponderação sobre os riscos associados à continuação da subida das taxas de juro e à deterioração do clima económico. Descubra em cinco perguntas e respostas tudo o que deve saber antes de comprar uma casa.


  • Qual a prestação máxima que posso pagar?

Muitas pessoas começam a ver casas, sem antes fazerem as contas aos seus orçamentos familiares e sem saberem se o banco lhes concederá (ou não) um empréstimo. Este é um erro a evitar, uma vez que a probabilidade de se “apaixonar” por uma casa que está fora do seu radar financeiro é elevada. Avalie todos os seus encargos e perceba se a sua família tem capacidade financeira para suportar a prestação do crédito à habitação e qual o montante máximo que pode pagar. Para facilitar este exercício, poderá solicitar uma pré-aprovação do crédito, a Twinkloo poderá procurar a proposta adequada junto dos 10 parceiros. Este documento funciona como um guia para perceber quais os montantes de financiamento que poderá obter e quais as condições aplicadas.

  • Como saber qual é a casa ideal para mim?

Para evitar dar um “um passo maior do que a perna” estabeleça um limite máximo do valor do imóvel que pode adquirir, defina a localização pretendida bem como as principais caraterísticas que procura na casa. Avalie ainda outros fatores que poderão valorizar (ou desvalorizar) o imóvel (Ex: o estacionamento ou o estado do imóvel) e compare os preços na mesma zona.

  • As minhas poupanças são suficientes?

Este ponto é especialmente importante, uma vez que os clientes bancários necessitam de ter, pelo menos, 10% do valor do imóvel para dar como entrada para a compra de casa. Mas não só: é ainda necessário ter uma poupança reservada para face a todos os custos inerentes ao processo de compra de uma habitação (escritura, IMT, imposto do selo, entre outros). Este é um dos aspetos que deve saber antes de comprar uma casa.

  • Tenho rendimentos estáveis?

Os vínculos laborais no seu agregado familiar são estáveis ou incertos? A resposta a esta questão tem um impacto direto na avaliação do pedido de crédito por parte do banco. Se os seus rendimentos não são estáveis – e tendo em conta o cenário de incerteza que paira sobre a evolução da economia nos próximos meses – pondere muito bem a decisão de avançar já com a compra de uma casa.

  • Tenho tempo e disponibilidade para comparar as diversas propostas de crédito e negociar?

Estando escolhida a casa, passamos à fase seguinte: a visita aos diversos bancos para obter propostas de crédito à habitação e negociar o melhor crédito à habitação para o seu perfil. Este passo exige tempo, paciência e também capacidade de negociação.

Não tem disponibilidade para tratar deste processo ou sente que necessita de um apoio especializado? Pode recorrer à ajuda de um intermediário de crédito, autorizado pelo Banco de Portugal. Se está a ponderar comprar casa, conte com a Twinkloo para encontrar a solução de crédito à habitação mais adequada.

imagem de telefone LIGUEM-ME
GRÁTIS